Nossa História
Get Adobe Flash player

Nossa História

O Sindicato dos Professores da Rede Particular no Estado do Pará – SINPRO/PA - estabeleceu-se no ano de 1952 com Associação de Professores. Após todo um trabalho de organização já em 1959 transformou-se em Sindicato dos Professores no Ensino Secundário e Primário de Belém. Em 2008 recebeu a denominação de Sindicato dos Professores da Rede Particular no Estado do Pará de acordo com a reformulação do seu Estatuto Social.

Foi constituído nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, da Legislação Infra-constitucional agregando todos os níveis de modalidade de ensino de educação básica e superior, constituindo uma categoria profissional diferenciada na forma da legislação em vigor, articulando a nível nacional com a Central Única dos Trabalhadores – CUT; com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE e o DIEESE.

Função Histórica e Social do Sindicato.

  • Estimular a organização da categoria, por locais de trabalho na cidade e nas regiões no nosso Estado, visando a melhoria de condições de vida e de trabalho, defendendo a independência e autonomia sindical.
  • Apoiar a organização e luta dos trabalhadores pelos seus objetivos imediatos e históricos, tendo a perspectiva de uma sociedade sem exploração
  • Manter as relações com as demais associações das categorias profissionais visando uma política de solidariedade social.

Função Técnica e Profissional

  • Articular-se com o princípio da Central Única dos Trabalhadores – CUT – da confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE – e Dieese.
  • Reivindicar salários justos e dignos.
  • Qualificar os professores e professoras, através de encontros, cursos, seminários, para elevar a escolaridade da categoria.

Linha História e Ideológica da Entidade

Buscamos na história do sindicalismo a transformação através da organização da categoria, acreditando que todos os brasileiros e brasileiras, possam ter acesso a educação, saúde, moradia digna, emprego, salário justo, exercitando a cidadania.

Hoje temos uma Delegacia em Santarém na Região Oeste do Pará, onde a atuação do SINPRO/PA é de fundamental e essencial importância, pelos frutos colhidos na produção de diversas ações ganhas pelo Sindicato; pela organização da categoria e pela nossa respeitabilidade não só junto aos gestores educacionais, como dos órgãos governamentais e sindicais da região.

A Delegacia de Marabá na Região Sudeste do Pará está se firmando com suas atuações que visam resgatar a credibilidade e a valorização profissional dos professores e professoras daquela região. A História do SINPRO/PA é marcada pela sua atuação pelo seu desempenho em busca do melhor para a sua categoria.

Nossa entidade é detentora de inúmeras conquistas na área judicial, econômica e política. Fazendo-se respeitar na sociedade, na classe patronal e principalmente a credibilidade e a seriedade que desempenhamos na defesa da categoria.

A História se constrói com luta, dedicação, maturidade e sabedoria.
Professora Rosa Maria Fares dos Santos
Coordenadora Geral

 

Filiações

Outros Sinpros

Redes sociais