cc20242025

Fidel Castro Ruz (1926-2016), foi uma espécie de David Contemporâneo. Desde que se tornou líder estudantil, destacou-se nas lutas por uma sociedade mais justa e menos desigual. Sempre lutou contra os Golias, formados por governos injustos e antipopulares. Foi o comandante de uma Revolução que, em 1959, derrubou a corrupta e miserável ditadura de Fulgêncio Baptista, um capacho dos interesses dos Estados Unidos na ilha de Cuba.Foi o líder de uma Revolução que tirou de fato Cuba da dominação e exploração vindas do Golias dos Estados Unidos da América e de seu Imperialismo arrogante.

 

Aliou-se então a União Soviética e conseguiu do governo de Moscow, apoio necessário para desenvolver as reformas sociais que diminuíram drasticamente as desigualdades sociais, a miséria social, o analfabetismo e as condições precárias de saúde da maioria da população, conquistas inegáveis na História e odiadas até hoje pelas elites em todo o Continente americano, principálmente pelos norte-americanos. Treinou e auxiliou diversos movimentos políticos esquerdistas que tentaram desenvolver na América Latina revoluções socialistas e ainda enfrentou os USA na famosa Crise dos mísseis (1962), quando os USA ameaçaram destruir Cuba pelo fato da mesma ter dado apoio a instalação de armas atômicas soviéticas na ilha, sem contar as diversas tentativas, todas frustradas do serviço secreto norte-americano em tentar matá-lo.

Por tudo isso e pelo legado de ter mostrado ao mundo, e em especial aos Estados Unidos que uma sociedade de condições humildes pode sim desenvolver dignidade de vida e de respeito para a sua população, fica a nossa homeagem, respeito e também o nosso muito obrigado Fidel, por tudo o que você possibilitou para as melhorias das condições de vida do povo cubano e pela luta e resistência contra o imperialismo norte-americano, e por melhores condições de vida para os povos tão sofridos da América Latina. VIVA FIDEL !!!!!

 

Reflexão desenvolvida pelo Professor de História e Diretor do Sinpro Glauber Sávio Silva.